XVII Seminário Nacional de Bombeiros

Página Inicial

Notícias


07/11/2017 Paraíba sedia Seminário Nacional de Bombeiros e recebe cerca de 4 mil profissionais de todo o Brasil

 

 

É aberto oficialmente nesta quarta-feira (08) o maior evento da América Latina na área ‘bombeirística’ e que, este ano, acontece na Capital paraibana. A XVII edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), realizada pelo Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), tem cerimônia de abertura às 9h, no teatro Pedra do Reino, no complexo do Centro de Convenções.
         O evento vai contar com a presença de gestores de segurança pública da Paraíba e de todo o país, além de apresentações culturais, com quadrilha, grupo de xaxado e show do safoneiro Edmar Miguel. Cerca de quatro mil profissionais e estudantes de todo o Brasil devem participar, até o próximo sábado (11),  das atividades do Senabom, que incluem a apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, provas técnicas e uma feira internacional de exposição de equipamentos utilizados na prevenção e combate a incêndios.

 O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, frisou a importância de o Estado sediar o Senabom. “É um evento de grande porte, que mostra a capacidade da Paraíba em receber profissionais de todo o Brasil para atividades diversas, no Centro de Convenções e em outras estruturas, como a Vila Olímpica, onde irão acontecer as provas de piscina do Campeonato de Salvamento Aquático. Além disso, o Seminário também sedia a reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros e Polícias Militares (CNCG), a fim de discutir a gestão dessas instituições tão importantes para a Segurança Pública e Defesa Social”, lembrou.
   O encontro acontecerá a partir das 14h30 desta quarta (08), na sala de reuniões do CNCG,  no Centro de Convenções.

 

Programação do dia - De acordo com o coronel Jair Carneiro de Barros, comandante do CBMPB, um dos destaques da programação desta quarta-feira é o ínicio da Certificação Nacional de Cães. Nesta prova, binômios (homem + cão) de Corpos de Bombeiros de diversos estados passam por testes para assegurar que estão aptos para atuar como cães e condutores de busca e resgate em ocorrências em qualquer lugar do Brasil.

A prova é dividida em três etapas e se estende até a sexta (10), incluindo simulações reais de busca a vítimas em ambientes de mata. A certificação acontece no estacionamento do Centro de Convenções, sendo aberta gratuitamente ao público. Outras atividades também serão realizadas no mesmo local, com acesso livre, como a exposição de equipamentos de alta tecnologia e a prova Bombeiro de Aço (esta dia 09).

O primeiro dia de atividades oficiais conta ainda com uma palestra do master coach Marcelo Teixeira, que falará, das 11h às 12h, no Teatro Pedra do Reino, sobre ‘Inteligência Emocional – Quem está no comando razão ou emoção?’. As inscrições para participar da programação científica do Senabom podem ser feitas no próprio local do evento. Todas as informações sobre o Seminário podem acessadas no site www.senabom2017.com.br.